VENHA CONHECER PARAÚ - RN E DEGUSTAR O MELHOR CARNEIRO DA REGIÃO NO " RESTAURANTE PRATO CHEIO "



Resultado de imagem para parau rn 

 Paraú é um município brasileiro no estado do Rio Grande do Norte, localizado na microrregião do Médio Oeste. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano 2003 sua população era estimada em 4 118 habitantes. Área territorial de 383.214 km².


 Resultado de imagem para parau rn

 Por proposta de um vereador, foi criada uma lei e realizado um plebiscito que alterou o nome do município para Espírito Santo do Oeste em abril de 1998. No entanto, dois anos depois, a alteração foi impugnada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que não homologou a alteração, voltando o município ao seu nome original.
 Resultado de imagem para parau rn 

Os primeiros habitantes da região correspondente hoje ao município de Paraú foram os índios tapuias, da nação dos Tarairius e da tribo Pegas. Os tapuias habitavam o interior de praticamente todo o nordeste, desde a Bahia até os sertões de estados como Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Dividiam-se em várias tribos e grupos. Outros nomes também são atribuídos aos nossos Pegas como Ariús, Ariás, Uriús e Ária. Eles habitavam desde as imediações do Vale do Açu até o Seridó. Esses índios eram nômades, ou seja, não tinham uma morada fixa.

O primeiro marco de povoamento se deu na Fazenda Espírito Santo (hoje chamada Paraíso), pertencente a família de Gerônimo Martins Peixoto, pai de Padre Amaro Theot Castor Brasil. Padre Amaro junto a três irmãos lutaram bravamente na guerra do Paraguai entre os anos de 1865 e 1870, voltando condecorados. No ano de 1872 foi erguida uma capela em devoção a Nossa Senhora da Piedade na fazenda onde residiam, cumprindo assim uma promessa feita por sua mãe.

Em 1898, por incentivo de uma tia por nome de Raulinda, Padre Amaro doou umas braças de terra para ali se construir uma capela sob a invocação do Divino Espírito Santo, mas no ano de 1900 foi transferido para a cidade de Maués, no Amazonas, e assim não concretizou a construção.

A população se adensou na Fazenda Espírito Santo propriedade de Luiz Justino de Oliveira Gondim. O mesmo nasceu na fazenda Cachoeira, em 1865. Aos 23 anos, mudou-se para a Fazenda Espírito Santo, casando-se com Maria Damásia Gomes, estabelecendo-se numa casa de taipa, com pequeno negócio de compra e venda que prosperando proporcionou a abertura de casas comerciais em outros municípios. Ali permaneceu, mesmo após o falecimento de sua esposa, empenhou-se em fazer progredir a sua terra, pelo bem comum.

Em 1911, casa-se novamente, com Maria Siqueira Cabral, iniciando-se no ano seguinte, a construção da capela em devoção ao Divino Espírito Santo (Só em 1940 foi ampliada).

O município teve a sua emancipação política aos 10 de maio de 1962, quando foi desmembrado do município de Augusto Severo (atual Campo Grande).

EM PARAÚ , VISITE OS NOSSOS PARCEIROS E COLABORADORES DA CULTURA E DO TURISMO LOCAL ;
 Nonato e Eneide , proprietários do Restaurante Prato Cheio
 
A imagem pode conter: atividades ao ar livre 

RESTAURANTE PRATO CHEIO
Adm : Nonato e Eneide
Contato ; ( 84 ) 99610 - 2442
Restaurante , Lanchonete e Sorveteria , lugar muito aconchegante com Self - Service de comida regional , tendo como prato principal o melhor Carneiro da Região
Paraú / RN
 
 Nenhum texto alternativo automático disponível.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VISITE A SERRA DE JOÃO DO VALE - RN E SE HOSPEDE NO CHALÉ MIRANTE DO SOSSEGO

VENHA CONHECER FELIPE GUERRA - RN

CONHECENDO SERRINHA DOS PINTOS - RN